1. Técnica de lubrificação.
Mancais de rolamentos podem ser lubrificados, dependendo da aplicação, com graxas, óleos, lubrificantes sólidos ou com combinações destes. A maioria dos mancais de rolamentos são lubrificados com graxas, devido aos poucos problemas de vedação dos rolamentos. De um lado , o óleo no espessante da graxa é mantido no ponto de lubrificação e, por outro lado, é evitada a penetração de impurezas do ambiente para o ponto de lubrificação. Dependendo da rotação, faixa de temperatura de trabalho, exigências sobre vedação, torques de partida e influências do meio ambiente, podem ser usadas graxas das classes de consistências NLGI 1 até 3.
Consistência de Graxa Classe-NLGI Descrição Valor ( mm/min)
00 Graxa fluida 1 até 1,2 x106 (Max. 1,5 x 106)
0 à 1 Rotação elevada Até max. 1 x 106
1 Normal Até max. 800 000
2 Normal Até max. 400 000
3 Graxa vedante Até max. 50 000
Tabela: Valores orientativos para consistências da graxas em dependência do valor característico da rotação DN.
2. Quantidades de graxas
Geralmente, mancais de rolamentos são preenchidos de maneira que todas as superfícies de atrito sejam cobertas suficientemente com graxa. As seguintes quantidades são recomendadas em dependência com o valor característico da rotação DN:
Para valores DN : até 50 000 mm/min : 90 até 100 %
até 800 000 mm/min : 30 até 50 %
até 1 500 000 mmm/min: 30% da área livre no rolamento
3. Relubrificação
Relubrificação ou troca de graxas é necessário quando não são atingidas a vida útil necessária ou o período previsto de funcionamento do rolamento com uma única lubrificação. Através de diversas condições de funcionamento e influências do ambiente, os filmes da graxa podem ser modificados.
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